O Evangelho Segundo São Tomé

Estas são as palavras secretas de Jesus, o Vivo, que foram escritas por Dídimo Tomé:

1- Quem descobrir o sentido destas palavras não provará a morte.

2- Quem procura, não cesse de procurar até achar; e, quando achar, será estupefato; e, quando estupefato, ficará maravilhado —- e então terá domínio sobre o Universo.

3- Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: o Reino está no céu, então as aves vos precederam; o Reino está no mar, então os peixes vos precederam. Mas, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.

4- Jesus disse: O homem idoso perguntará, nos seus dias, a uma criança de sete dias pelo lugar da vida —- e ele viverá. Porque muitos primeiros serão os últimos, e serão unificados.

5- Disse Jesus: Conhece o que está ante os teus olhos —- e o que te é oculto te será revelado; porque nada é oculto que não seja manifestado.

6- Perguntaram os discípulos a Jesus: Queres que jejuemos? como devemos orar? como dar esmola? E quais os alimentos que devemos tomar?

Respondeu Jesus: Não mintais a vós mesmos, e não façais o que é odioso! Porquanto todas estas coisas são manifestas diante do céu. Não há nada oculto que não seja manifestado, e não há nada velado que, por fim, não seja revelado.

7- Bendito o leão comido pelo homem, porque o leão se torna homem! Maldito o homem comido pelo leão, porque esse homem se torna leão!

8- Ele disse: O homem se parece com um pescador ajuizado, que lançou sua rede ao mar. Puxou para fora a rede cheia de peixes pequenos. Mas entre os pequenos o pescador sensato encontrou um peixe bom e grande. Sem hesitação, escolheu o peixe grande e devolveu ao mar todos os pequenos. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

9- Disse Jesus: Saiu o semeador. Encheu a mão e lançou a semente. Alguns grãos caíram no caminho; vieram as aves e os cataram. Outros caíram sobre os rochedos; não deitaram raízes para dentro da terra nem mandaram brotos para o céu. Outros ainda caíram entre espinhos, que sufocaram a semente e o verme a comeu. Outra parte caiu em terra boa, e produziu fruto bom rumo ao céu; produziu sessenta por uma, e cento e vinte por uma.

10- Disse Jesus: Eu lancei fogo sobre a terra —- e eis que o vigio até que arda.

11- Disse Jesus: Este céu passará, e passará também aquele que está por cima deste. Os mortos não vivem, e os vivos não morrerão. Quando comíeis o que era morto, vós o tornáveis vivo. Quando estiverdes na luz, que fareis? Quando éreis um, vos tornastes dois; mas, quando fordes dois, que fareis?

12- Os discípulos perguntaram a Jesus: Sabemos que nos vais deixar. E quem será então o nosso chefe? Respondeu-lhes Jesus: No ponto onde estais, ireis ter com Tiago, que está a par das coisas do céu e da terra.

13- Disse Jesus a seus discípulos: Comparai-me e dizei-me com quem me pareço eu.

Respondeu Simão Pedro: Tu és semelhante a um anjo justo.

Disse Mateus: Tu és semelhante a um homem sábio e compreensivo.

Respondeu Tomé: Mestre, minha boca é incapaz de dizer a quem tu és semelhante.

Replicou-lhe Jesus: Eu não sou teu Mestre, porque tu bebeste da Fonte borbulhante que te ofereci e nela te inebriaste.

Então levou Jesus Tomé à parte e afastou-se com ele; e falou com ele três palavras. E, quando Tomé voltou a ter com seus companheiros, estes lhe perguntaram: Que foi que Jesus te disse? Tomé lhes respondeu: Se eu vos dissesse uma só das palavras que ele me disse, vós havíeis de apedrejar-me —- e das pedras romperia fogo para vos incendiar.

14- Disse-lhes Jesus: Se jejuardes, cometereis pecado. Se orardes, sereis condenados. Se derdes esmolas, prejudicareis ao espírito. Quando fordes a um lugar onde vos receberem, comei o que vos puserem na mesa e curai os doentes que lá houver. Pois o que entra pela boca não torna o homem impuro, mas sim o que sai da boca, isto vos tornará impuros.

15- —- Se virdes alguém que não seja filho de mulher, prostrai-vos de rosto em terra e adorai-o —- ele é vosso Pai.

16- Talvez os homens pensem que eu vim para trazer paz à terra, e não sabem que eu vim para trazer discórdias à terra, fogo, espada e guerra. Haverá cinco numa casa, três contra dois, dois contra três; pai contra filho, e filho contra pai. E serão solitários.

17- Eu vos darei o que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mão tangeu, e que jamais surgiu no coração do homem.

18- Perguntaram os discípulos a Jesus: Como será o nosso fim? Respondeu-lhes Jesus: Descobristes o princípio para saberdes do fim. Onde há princípio ali também haverá fim. Feliz de quem está no princípio; também conhecerá o fim —- e não provará a morte.

19- Disse Jesus: Feliz daquele que era antes de existir. Se vós fordes meus discípulos e realizardes as minhas palavras, estas pedras vos servirão. Há no vosso paraíso cinco árvores, que não se movem no verão e no inverno e cujas folhas não caem; quem as conhecer, esse não provará a morte.

20- Disseram os discípulos a Jesus: Dize-nos, a que se assemelha o Reino dos céus.

Respondeu-lhes ele: Ele é semelhante a um grão de mostarda, que é menor que todas as sementes; mas, quando cai em terra, que o homem trabalha, produz um broto e se transforma num abrigo para as aves do céu.

21- Disse Maria a Jesus: Com quem se parecem os teus discípulos?

Respondeu Jesus: Parecem-se com garotos que vivem num campo que não lhes pertence. Quando aparecem os donos do campo, dirão estes: Deixai-nos o nosso campo. E eles desnudam-se diante deles e lhes deixam o campo.

Por isto vos digo eu: Se o dono da casa sabe quando vem o ladrão, vigia antes da sua chegada e não o deixará penetrar na casa do seu reino para lhe roubar os haveres. Vós, porém, vigiai em face do mundo; cingi os vossos quadris com força para que os ladrões não encontrem caminho até vós. E possuireis o tesouro que desejais.

Sede como um homem de experiência, que conhece o tempo da colheita, e, de foice na mão, ceifará o trigo.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

22- Jesus viu crianças de peito a mamarem. E ele disse a seus discípulos: Essas crianças de peito se parecem com aqueles que entram no Reino. Perguntaram-lhe eles: Se formos pequenos, entraremos no Reino?

Respondeu-lhes Jesus: Se reduzirdes dois a um, se fizerdes o interior como o exterior, e o exterior como o interior, se fizerdes o de cima como o de baixo, se fizerdes um o masculino e o feminino, de maneira que o masculino não seja mais masculino e o feminino não seja mais feminino —- então entrareis no Reino.

23- Disse Jesus: Eu vos escolherei, um entre mil, e dois entre dez mil. E eles aparecerão como um só.

24- Seus discípulos pediram: Mostra-nos o lugar onde tu estás; porque nós o devemos procurar. Respondeu-lhes ele: Quem tem ouvidos, ouça! Há luz dentro dum ser luminoso, e ele ilumina o mundo inteiro. Se não o iluminar, ele é treva.

25- Disse Jesus: Ama a teu irmão como a tua própria alma e cuida dele como da pupila dos teus olhos.

26- Jesus disse: Tu vês o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu próprio olho. Se tirares a trave do teu próprio olho, verás claramente como tirar o argueiro do olho do teu irmão.

27- Se não jejuardes em face do mundo, não achareis o Reino; se não guardardes o sábado como sábado, não vereis o Pai.

28- Jesus disse: Eu estava no meio do mundo e me revelei a ele corporalmente. Encontrei todos ébrios, e não encontrei nenhum deles sedento. E a minha alma sofria dores pelos filhos dos homens, porque eles são cegos no seu coração e nada enxergam. Assim como entraram no mundo vazios, querem sair do mundo vazios. Agora estão bêbados, e só se converterão se abandonarem o seu vinho.

29- Jesus disse: Se a carne foi feita por causa do espírito, é isto maravilhoso. Mas, se o espírito foi feito por causa do corpo, é isto a maravilha das maravilhas. Eu, porém, estou maravilhado diante do seguinte: Como é que tamanha riqueza foi habitar em tanta pobreza?

30- Disse Jesus: Onde há três deuses, são deuses. Onde há dois ou um, eu estou com ele.

31- Nenhum profeta é aceito em sua cidade, nem pode um médico curar os que o conhecem.

32- Jesus disse: Uma cidade situada num monte e fortificada, não pode cair, nem pode permanecer oculta.

33- O que ouvirdes com um ouvido, anunciai-o com o outro do alto dos telhados; porque ninguém acende uma lâmpada e a põe debaixo do velador, nem em lugar oculto, mas sim no candelabro, para que todos os que entram e saem vejam a luz.

34- Disse Jesus: Quando um cego guia outro cego, ambos cairão na cova.

35- Jesus disse: Ninguém pode penetrar na casa do forte e prendê-lo, se antes não lhe ligar as mãos; só depois pode saquear-lhe a casa.

36- Disse Jesus: Não andeis preocupados, da manhã até a noite, e da noite até a manhã, sobre o que haveis de vestir.

37- Perguntaram os discípulos a Jesus: Em que dia nos aparecerás? Em que dia te veremos?

Respondeu Jesus: Se vos despojardes do vosso pudor; se, como crianças, tirardes os vossos vestidos e os colocardes sob os vossos pés, percebereis o filho do Vivo —- e não conhecereis temor.

38- Disse Jesus: Muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que vos digo, e não achastes ninguém que vô-las pudesse dizer. Virão dias em que me procurareis e não me achareis.

39- Disse Jesus: Os fariseus e escribas tiraram a chave do conhecimento e a ocultaram. Nem eles entraram nem permitiram entrar os que queriam entrar. Vós, porém, sede inteligentes como serpentes e simples como as pombas.

40- Disse Jesus: Uma videira foi plantada fora daquilo que é do Pai; e, como não tem vitalidade, será extirpada pela raiz e perecerá.

41-  Jesus disse: Aquele que tem algo na mão, esse receberá; e aquele que não tem, esse até perderá o pouco que tem.

42- Disse Jesus a seus discípulos: Sede transeuntes!

43- Disseram-lhe os discípulos: Quem és tu que nos dizes tais coisas? Respondeu-lhes ele: Pelas coisas que vos digo não conheceis quem eu sou? Vós sois como os judeus, que amam a árvore e detestam o seu fruto; ou amam o fruto e detestam a árvore.

44- Disse Jesus: Quem blasfemar contra o Pai receberá a graça; quem blasfemar contra o Filho receberá a graça; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo esse não receberá a graça, nem na terra nem no céu.

45- Disse Jesus: Não se colhem uvas de espinheiros, nem figos de abrolhos, que não produzem frutos. O homem bom tira coisas boas do seu tesouro; o homem mau tira coisas más do tesouro mau do seu coração, fala coisas más da abundância do seu coração.

46- Disse Jesus: Desde Adão até João Batista, não há ninguém maior entre os nascidos de mulher do que João Batista, porque seus olhos não foram violados. Mas eu disse: Aquele que entre vós se tornar pequeno conhecerá o Reino e será maior do que João.

47- Disse Jesus: O homem não pode montar em dois cavalos, nem pode tender dois arcos. O servo não pode servir a dois senhores; ou amará um e odiará outro. Nenhum homem que bebeu vinho velho deseja beber vinho novo. Não se deita vinho novo em odres velhos, com medo de que se rompam; vinho novo se deita em odres novos, para que não se perca. Não se cose um remendo velho em roupa nova, para não causar rasgão.

48- Disse Jesus: Se dois viverem em paz e harmonia na mesma casa, dirão a um monte “sai daqui !” —- e ele sairá.

49- Disse Jesus: Felizes sois vós, os solitários e os eleitos, porque achareis o Reino. Sendo que vós saistes dele, a ele voltareis.

50- Disse Jesus: Se os homens vos perguntarem donde viestes, respondei-lhes: Nós viemos da luz, lá onde ela nasce de si mesma, surge e se manifesta em sua imagem. E se vos perguntarem: Quem sois vós? Respondei-lhes: Nós somos os filhos eleitos do Pai vivo.

Se os homens vos perguntarem: Qual é o sinal do Pai em vós? Respondei: É movimento e repouso ao mesmo tempo.

51- Seus discípulos perguntaram: Quando virá o repouso dos mortos e em que dia virá o mundo novo?

Respondeu-lhes ele: Aquilo que vós aguardais já veio —- mas vós não o conheceis.

52- Disseram-lhe os discípulos: 24 profetas falaram em Israel, e todos falaram de ti.

Respondeu-lhes ele: Rejeitastes aquele que está vivo diante de vós, e falais dos mortos.

53- Perguntaram-lhe os discípulos: A circuncisão é útil ou não?

Respondeu-lhes ele: Se ela fosse útil, o homem já nasceria circuncidado. A verdadeira circuncisão é espiritual, e esta é útil a todos.

54-  Disse Jesus: Felizes os pobres, porque vosso é o Reino dos céus.

55- Disse Jesus: Quem não odiar seu pai e sua mãe não pode ser meu discípulo. Quem não odiar seus irmãos e suas irmãs não é digno de mim.

56- Disse Jesus: Quem conhece o mundo, achou um cadáver; e quem achou um cadáver, dele não é digno o mundo.

57- Jesus disse: O Reino do Pai é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. De noite, porém, veio seu inimigo e semeou erva má no meio da semente boa. O senhor do campo não permitiu que se arrancasse a erva má, para evitar que, arrancando esta, também fosse arrancada a erva boa. No dia da colheita se manifestará a erva má. Então será ela arrancada e queimada.

58- Feliz do homem que foi submetido à prova —- porque ele achou a vida.

59- Disse Jesus: Olhai para o Vivo, enquanto viveis, para que não morrais e desejais ver aquele que já não podeis ver.

60- Ao entrarem na Judéia, eles viram um samaritano que carregava uma ovelha. Jesus disse a seus discípulos: Por que a carrega?

Responderam eles: Para matá-la e comê-la.

Disse-lhes Jesus: Enquanto a ovelha está viva, ele não a poderá comer; só depois de morta e cadáver.

Replicaram eles: De outro modo não a pode comer.

Respondeu-lhes Jesus: Procurai para vós um lugar de repouso, para que não vos torneis cadáveres e sejais devorados.

61- Disse Jesus: Haverá dois na mesma cama: um viverá, outro morrerá.

Replicou Salomé: Quem és tu, ó homem? Como que saído de um só? Tu que usavas a minha cama e comias à minha mesa?

Respondeu Jesus: Eu vim daquele que é todo um em si; isto me foi dado por meu Pai.

Disse Salomé: Eu sou discípula tua.

Vem a propósito o dito: Quando o discípulo é vácuo, será repleto de luz; mas quando é dividido, ele será repleto de trevas.

62- Eu revelo os meus mistérios àqueles que são idôneos para ouvi-los. O que a tua mão direita faz não o saiba a tua mão esquerda.

63- Disse Jesus: Um homem rico tinha muitos bens. E disse: Vou aproveitar os meus bens; vou semear, plantar, colher e encher os meus armazéns, ao ponto de não ter falta de nada. Foi isto que ele pensou em seu coração. E nesta noite ele morreu.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

64- Disse Jesus: Um homem fez um banquete e, depois de tudo preparado, enviou seu servo para chamar os convidados. Este foi ter com o primeiro e lhe disse: Meu senhor te convida para o banquete. O homem respondeu: Uns negociantes me devem dinheiro; eles vêm à minha casa esta noite, e eu tenho de falar com eles; peço-te que me dispenses de comparecer ao jantar.

O servo foi ter com outro e lhe disse: Meu senhor te convidou.

Este respondeu: Comprei uma casa, e marcaram um dia para mim; não tenho tempo para vir.

Foi ter com outro, dizendo: Meu senhor te convida. Este respondeu: Um amigo meu vai casar-se, e eu fui convidado para preparar a refeição; não posso atender; favor dispensar-me.

Foi ter com outro e disse: Meu senhor te convida. Este respondeu: Comprei uma vila e vou cobrar a renda; não posso comparecer; queria excusar-me.

O servo voltou e comunicou a seu senhor: Os convidados ao banquete pedem que os dispenses de comparecerem.

Disse o senhor a seu servo: Vai pelos caminhos e traze os que encontrares, para que venham ao meu banquete; mas os compradores e negociantes não entrarão nos lugares de meu Pai.

65- Disse ele: Um homem tinha uma vinha. Arrendou-a a uns colonos para a cultivarem, a fim de receber deles o fruto. Enviou seu servo para receber o fruto da vinha. Os colonos prenderam o servo e o espancaram a ponto de quase o matar.

O servo foi dar parte a seu senhor. Esse disse: Talvez eles não o tenham conhecido, e enviou-lhes outro servo. Mas eles espancaram também este. Então o senhor mandou seu filho, dizendo: Talvez tenham respeito a meu filho.        

Mas, como os colonos soubessem que esse era o herdeiro da vinha, prenderam- no e o mataram.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

66- Disse Jesus: Mostrai-me a pedra que os arquitetos rejeitaram. Ela é a pedra angular.

67- Disse Jesus: Quem conhece o Universo, mas não se possui a si mesmo, esse não possui nada.

68- Disse Jesus: Felizes sois vós, se vos rejeitarem e odiarem. E lá onde vos tiraram e odiaram não será encontrado lugar algum.

69- Disse Jesus: Felizes no seu coração são os perseguidos, os que na verdade conhecem o Pai.

Felizes são os famintos, porque o corpo dos que sabem querer será saciado.

70- Jesus disse: Se fizerdes nascer em vós aquele que possuis, ele vos salvará; mas, se não possuírdes em vós a este, então sereis mortos por aquele que não possuis.

71- Disse Jesus: Destruirei esta casa, e ninguém a poderá reconstruir.  

72- Alguém disse a Jesus: Dize a meus irmãos que repartam comigo os bens de meu Pai.

Respondeu Jesus: Homem, quem me constituíu partidor?

E dirigindo-se a seus discípulos, disse-lhes: Será que eu sou um partidor?

73- Disse Jesus: Grande é a messe, e poucos são os operários. Pedi pois ao Senhor para que mande operários à sua messe.

74- Disse ele: Senhor, muitos rodeiam a fonte, mas ninguém entra na fonte.

75- Disse Jesus: Muitos estão diante da porta —- mas somente os solitários é que entram na sala nupcial.

76- Disse Jesus: O Reino é semelhante a um negociante que possuía um armazém. Achou uma pérola, e, sábio como era, vendeu todo o armazém e comprou essa pérola única. Procurai também vós o tesouro imperecível, que se encontra lá onde as traças não se aproximam para comê-lo nem os vermes o destroem.

77- Disse Jesus: Eu sou a luz, que está acima de todos. Eu sou o “Todo”. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim. Rachai a madeira —- lá estou eu. Erguei a pedra —- lá me achareis.

78- Disse Jesus: Por que saístes ao campo? Para verdes um caniço agitado pelo vento? Ou um homem vestido de roupas macias? Os reis e grandes vestem roupas macias —- e eles não poderão conhecer a verdade.

79- Uma mulher da multidão disse-lhe: Feliz o ventre que Te gestou e os seios que Te amamentaram.

Respondeu ele: Felizes os que ouviram o Verbo do Pai e viveram a Verdade. Porque virão dias em que direis: Feliz o ventre que não concebeu e felizes os seios que não amamentaram.

80- Disse Jesus: Quem conheceu o mundo achou o corpo. Mas quem achou o corpo, desse tal não é digno o mundo.

81- Quem ficou rico, saiba dominar-se; quem ficou poderoso, saiba renunciar.

82- Quem está perto de mim está perto da chama; quem está longe de mim está longe do Reino.

83- Disse Jesus: As imagens se manifestam ao homem, e a luz que está oculta nelas —- na imagem da luz do Pai —- ela se revelará e sua imagem será oculta pela luz.

84- Disse Jesus: Quando virdes a vossa semelhança, alegrai-vos. Mas, quando virdes o vosso modelo, que desde o princípio estava em vós e nunca morrerá, nem jamais se revela plenamente —- será que suportareis isto?

85- Disse Jesus: Adão nasceu de um grande poder e de uma grande riqueza. Mas não era digno deles. Se delas fosse digno, não teria morrido.

86- Disse Jesus: As raposas têm as suas cavernas; as aves têm os seus ninhos —- mas o Filho do Homem não tem onde repousar a sua cabeça.

87- Miserável o corpo que depende de outro corpo, e miserável a alma que depende desses dois.

88- Os arautos e os profetas irão ter convosco e vos darão o que é vosso. Dai-lhes também vós o que é deles.

89- Disse Jesus: Por que lavais o exterior do recipiente? Não sabeis que o mesmo que creou o interior creou também o exterior?

90- Jesus disse: Vinde a mim, porque o meu jugo é suave e o meu domínio é agradável —- e achareis repouso para vós mesmos.

91- Disseram-lhe eles: Dize-nos quem és tu, para que tenhamos fé em ti.

Respondeu-lhes ele: Vós examinais o aspecto do céu e da terra e não conheceis aquele que está diante de vós. Não sabeis dar valor ao tempo presente.

92- Disse Jesus: Procurai, e achareis. O que me perguntastes nesses dias, eu não vô-lo disse: agora vo-lo digo —- e não me perguntais.

93- Não deis as coisas puras aos cães, para que não as arrastem ao lodo. Nem lanceis as pérolas aos porcos, para que não as conspurquem.

94- Quem procura achará; a quem bate abrir-se-lhe-á.

95- Quando tendes dinheiro, não o empresteis contra juros, mas dai-o a quem não vô-lo possa restituir.

96- O Reino do Pai é semelhante a uma mulher que tomou um pouco de fermento, misturou-o com massa e fez dela grandes pães.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

97- Disse Jesus: O Reino é semelhante a uma mulher que levava por um longo caminho uma vasilha cheia de farinha. Pelo caminho, uma alça da vasilha quebrou e a farinha se espalhou atrás dela sem que ela o percebesse; e por isto não se afligiu. Chegada em casa, ela colocou a vasilha no chão —- e achou-a vazia.

98- Disse Jesus: O Reino do Pai é semelhante a um homem que quis matar um poderoso. Em sua casa desembainhou a espada e a enterrou na parede para certificar-se de que a sua mão era assaz forte. Depois foi matar o poderoso.

99- Seus discípulos lhe disseram: Teus irmãos e tua mãe estão lá fora.

Respondeu-lhes ele: Os que, nesses lugares, fazem a vontade de meu Pai são meus irmãos e minha mãe, e são eles que entrarão no Reino de meu Pai.

100- Mostraram a Jesus um pedaço de ouro e disseram: Os agentes de César exigem de nós o pagamento do imposto.

Respondeu ele: Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus —- e dai a mim o que é meu.

101- Quem não abandona seu pai e sua mãe, como eu, não pode ser meu discípulo. E quem não amar  a seu Pai e a sua Mãe, como eu, esse não pode  ser meu discípulo; porque minha mãe me gerou, mas minha Mãe verdadeira me deu a vida.

102- Disse Jesus: Ai dos fariseus! Eles se parecem com um cão deitado no cocho dos bois; não come nem deixa os bois comerem.

103- Disse Jesus: Feliz do homem que sabe por onde penetram os ladrões! Assim pode erguer-se, reunir forças e estar alerta e pronto antes que eles venham.

104- Disseram-lhe: Vinde, vamos hoje orar e jejuar.

Respondeu Jesus: Que falta cometi eu, em que ponto sucumbi? Mas, quando o esposo sair do seu tálamo nupcial, então oraremos e jejuaremos.

105- Disse Jesus: Quem conhece seu pai e sua mãe, por ventura será chamado filho de prostituta?

106- Disse Jesus: Se de dois fizerdes um, então vos fareis Filho do Homem. E então, se disserdes a este monte “retira-te daqui” —- ele se retirará.

107- Disse Jesus: O Reino é semelhante a um pastor que tinha 100 ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior delas. Deixou as 99 e foi em busca daquela única até achá-la. E, depois de achá-la, lhe disse: eu te amo mais do que as 99.

108- Disse Jesus: Quem beber da minha boca se tornará como eu. E eu serei o que ele é. E as coisas ocultas lhe serão reveladas.

109- Disse Jesus: O Reino se parece com um homem que possuia um campo no qual estava oculto um tesouro de que ele nada sabia. Ao morrer, deixou o campo a seu filho, que também não sabia de nada; tomou posse e vendeu o campo —- mas o comprador descobriu o tesouro ao arar o campo.

110- Disse Jesus: Quem achou o mundo e se enriqueceu renuncie ao mundo.

111- Disse Jesus: O céu e a terra se desenrolarão diante de vós, e quem vive do Vivente não verá a morte. Quem se acha a si mesmo, dele não é digno o mundo.

112- Disse Jesus: Deplorável a carne que depende da alma! Deplorável a alma que depende da carne!

113- Os discípulos perguntaram-lhe: Em que dia vem o Reino?

Jesus respondeu: Não vem pelo fato de alguém esperar por ele; nem se pode dizer, ei-lo aqui! ei-lo acolá! O Reino está presente no mundo inteiro, mas os homens não o enxergam.

114- Simão Pedro disse: Seja Maria afastada de nós, porque as mulheres não são dignas da vida.

Respondeu Jesus: Eis que eu a atrairei, para que ela se torne homem, de modo que também ela venha a ser um espírito vivente, semelhante a vós homens. Porque toda a mulher que se fizer homem entrará no Reino dos céus.          

hermes-trimegisto